sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Comentário ao livro O Segredo de Afonso III


Sinopse:
A descoberta de um pergaminho. Uma teia perigosa de crimes e sombras de um reinado que envolve uma concubina, um escravo, um físico, o único Papa português e o destino de duas mulheres de tempos diferentes.

Em Lisboa, na segunda metade do séc.XIII, no Paço Real de Xabregas, o rei Afonso III morre em delírio mencionando um segredo. Entre o funeral régio e a coroação do jovem D.Dinis, seguem-se outras duas mortes misteriosas. Madragana (Mor Afonso), a bela concubina real, odiada pela rainha e por um dos físicos da corte, com fama de alquimista, conjectura sobre as estranhas ocorrências e, enquanto pondera sobre a verdadeira razão da sua condição e o seu possivel destino, convence um monge do Convento de S.Vicente de Fora a redigir a história da sua vida. O pergaminho, perdido durante séculos, é finalmente encontrado por Eunice Bacelar, investigadora, que interpreta uma enigmática mensagem nela contida, descobrindo um escândalo sexual e a verdadeira razão da morte do único Papa português, João XXI, e, ao mesmo tempo encontra,neste caminho,o grande amor da sua vida.


Acabei de ler este livro ontem.
Já há muito tempo que não demorava tanto tempo a ler um livro.
A história está engraçada e é interessante, mas a autora não consegue prender o leitor pela escrita...só pela trama. Li até ao fim para saber como acabava a história, que só é deslindada nas últimas duas páginas.
E, perto do final, tem uma daquelas reviravoltas à thriller dos anos 90.
Não desgostei...mas custou a ler. Os diálogos são artificiais e (à falta de melhor palavra) estranhos.

Sei que serei um pouco injusta com o que vou dizer, mas a sinopse é melhor que o livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário